O olfato como estratégia de Marketing

Se você possui uma empresa com atendimento ao público ou é responsável pela área de Marketing da sua empresa já deve ter se deparado com essa dúvida: será que dá para aplicar a estratégia de Marketing Olfativo na minha empresa?

As estratégias de Marketing Olfativo surgiram no mundo há cerca de 50 anos e há pouco mais de 20 tem feito cada vez mais adeptos no mercado brasileiro. Como em várias outras frentes, no entanto, ela patinou até que seu conceito pudesse ser entendido e aplicado de maneira correta.

Hoje, qualquer empresa pode e deve se preocupar com a fragrância da marca. E são diversos os motivos. Veja alguns deles:

Em tempos de concorrência cada vez mais forte, é preciso encantar o cliente

Já foi o tempo em que o cliente se fixava em uma única marca simplesmente pelo seu nome. A globalização trouxe uma concorrência cada vez mais forte e a Internet revelou um consumidor muito mais independente, que já chega na loja sabendo o que quer, como quer e como vai pagar. Tornar a sua visita uma experiência agradável é cada vez mais importante.

Os centros de compras possuem um número imenso de referências olfativas

Diferente do século passado, hoje é muito mais fácil inserir fragrância em ambientes e produtos. Com isso, cada vez mais o olfato do cliente é aguçado numa tentativa de chamar sua atenção. Seja nos produtos, nas lojas, na decoração ou até mesmo na aromatização do ambiente.

Existe uma empresa aérea que criou um perfume para que toda sua equipe de borda use o mesmo perfume e o cheiro possa ser reconhecido por seus passageiros. Fez tanto sucesso que o perfume passou a ser vendido em perfumarias.

Faça o seu cliente virar a cabeça

Você já parou para observar o comportamento das pessoas dentro de um shopping center. Boa parte delas estão com as cabeças baixas vidrando seus olhos em seus smartphones. Ter uma fragrância que chame a atenção pode fazer com que o cliente desperte o interesse e procure de onde vem aquele aroma tão bom. Bingo! Ele olhou para a sua marca e você acabou de ganhar uma chance de convence-lo à conhecer os seus produtos.

Marketing Olfativo não é só para lojas e shoppings

Já foi o tempo em que a aromatização estava limitada aos corredores de shoppings centers e as lojas. Os mais diversos segmentos utilizam essa técnica: lojas de carros, salas VIPs de aeroporto, cinemas, plantões de lançamento imobiliário, escritórios, etc.

Use a aromaterapia a seu favor

Os estudos de aromaterapia revelam que algumas fragrâncias podem alterar a emoção das pessoas. Seja para deixa-las mais tranquilas, mais concentradas, mais relaxadas, menos estressadas e etc. Preocupe-se com a composição da fragrância de sua marca para que ela possa estar aliada ao seus objetivos de Marketing.

Se for pra ter um ‘cheirinho’ é melhor nem ter

Na tentativa de adotar a aromatização de ambientes muitas empresas acabam comprando um produto já pronto e aromatizando seus espaços. Mas isso não é Marketing Olfativo. A verdadeira estratégia de marketing olfativo é a de ter um cheiro próprio e com personalidade, que orne com todas as outras referências sensitivas do ambiente.

Prefira os sistemas automáticos

Aplicar estratégia de Marketing Olfativo fazendo borrifação manual é quase impossível. Se você possui pontos de vendas ou escritórios em mais de um endereço o ideal é que você tenha a mesma fragrância e na mesma intensidade em todos esses ambientes. Com a borrifação fica à cargo do funcionário lembrar de borrifar, correndo o risco de cada loja ter uma intensidade (ou até de não ter). Por isso, prefira os sistemas automáticos que liberam a fragrância durante o seu horário de funcionamento.

A Airsense é pioneira em aromatização de ambientes na forma de micronévoa fria, o que tornou a aromatização um momento ainda mais mágico. Não há jatos de spray no ambiente, é uma leve névoa, quase imperceptível, que deixa o aroma no ambiente em período integral de seu funcionamento. É um sistema seguro, eficaz e bastante discreto.

Quer conhecer mais? Entre em contato conosco e conheça a melhor solução para a sua empresa.

Deixe uma resposta