O que é uma Pirâmide Olfativa?

A melhor forma de entendermos o que é uma pirâmide olfativa é analisando que toda fragrância evolui assim como uma sinfonia, possui início meio e fim! E através da pirâmide é possível compreender um pouco do comportamento da fragrância e quais são suas notas principais.

A pirâmide olfativa é dividida em três partes: TOPO, CABEÇA ou SAÍDA, CORPO ou CORAÇÃO e FUNDO ou BASE.

Começamos pelas notas de SAÍDA, TOPO ou CABEÇA, como preferir, o primeiro momento que sentimos de uma fragrância, a primeira impressão que temos dela. As notas de saída possuem características mais voláteis, mais leves, e normalmente são notas compostas por notas frutais cítricas e aromáticas. Hoje em dia, com as notas sintéticas, é possível sentir uma nota de couro ou amadeirada já na saída, assim como uma fruta ou flor no fundo. Mas em regras gerais são as notas mais voláteis que são sentidas no momento em que borrifamos a fragrância no ar, na pele ou na fita olfativa.

No meio da pirâmide, temos as notas que CORAÇÃO ou CORPO, são elas que carregam a tema central da fragrância. E é nesse momento em que podemos afirmar se gostamos ou não de uma fragrância. As notas de coração possuem características envolventes e de média tenacidade (duram mais tempo que as notas de saída) normalmente são compostas por notas Florais, Especiadas e Frutais.

Salvar

Deixe uma resposta