Por que devo me preocupar com Marketing Olfativo?

Você já parou para pensar como o momento de compra mudou nos últimos 30 anos? Você se lembra como era, nos anos 90, a experiência de ir até os grandes magazines, ter um andar para cada tipo de produto, e ir escolhendo tudo no mesmo lugar? Um andar só para roupas femininas, outro para roupas masculinas, um outro para cama, mesa e banho e por aí vai.

Já próximo ao ano 2000 tivemos um boom de crescimento dos shopping centers. E aí, a atividade de compra se tornou completamente diferente. Vamos num único lugar onde encontramos os mais tipos diversos de produtos marcas, atendimentos, tamanhos de loja, etc.

Esse consumidor dos anos 70, 80 e 90 também mudou o seu hábito de compra. Ele se tornou mais exigente. Muitas vezes ele já chega na loja tendo pesquisado por dias as informações sobre o produto que quer comprar. E é justamente por isso que as empresas procuram cada vez mais formas de cativar seus clientes e tornar suas visitas um momento de experiência.

Andar num shopping center é um mundo de emoções. São tantas cores, referências visuais, pessoas, barulhos e opções que a fragrância da loja pode ter um efeito mágico de fazer com que a pessoa vire a cabeça e se pergunte: ‘de onde vem esse cheiro’? E pronto! Ela olhou para sua loja, sua vitrine e seus produtos.

A propósito, o termo ‘experiência’ tem se tornado cada vez mais comuns nas estratégias das empresas. O que muitas vezes é esquecido, no entanto, é o de realmente tornar a visitação do cliente uma experiência, entendo que isso o permite ‘experimentar’ alguma coisa.

Não basta colocar um cheirinho, uma musiquinha e um chocolatinho e achar que atiçou o olfato, a audição e o paladar do cliente. Isso tudo é bacana, mas não é uma experiência.

Experiência mesmo é ele ter um dos seus sentidos aguçados de uma maneira que ele não esperava ter, encontrar na fragrância da marca uma memória afetiva, poder levar esse pedacinho da marca pra casa e ‘conviver’ com ela por dias e poder se lembrar da marca com afeto. Isso é uma experiência de brandmarketing.

A Airsense surgiu no mercado justamente por acreditar nas boas experiências de compra. Para nós, cada visita do cliente deve ser mágica e cheia de encantamento e a fragrância precisa fazer parte disso.

Consulte-nos para entender como criar o aroma da sua marca e poder usa-la das maneiras mais criativas possíveis.

Por Alberto Fers

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