A diferença entre Fragrância e Aroma

É muito comum aliarmos as palavras fragrância e aroma como sendo a mesma coisa. O que, em partes, não deixa de ser uma verdade. No mercado da perfumaria, no entanto, são coisas bastante distintas.

A fragrância é um combinado de diversos tipos de ingredientes que harmonizados formam um odor agradável e que pode ser usado nos mais diversos tipos de produtos: perfumes, cosméticos, produtos para cabelo, saneantes, produtos de limpeza, etc.

Toda fragrância é desenhada respeitando o que se chama pirâmide olfativa, que nada mais é do que organizar as notas da composição, respeitando as matérias primas que são mais ou menos voláteis que logo que evaporam com mais ou menos velocidade.

Já o aroma é um composto químico mais volátil que são percebidos pelo olfato e também pelo paladar. Na maior parte das vezes, os aromas são criados em laboratório na tentativa de trazer o gosto (real ou artificial) de um alimento, como chocolate, café ou morango.

Por ser aplicado na boca, o batom é um tipo de cosmético que não leva fragrância, mas sim aroma em sua composição. O creme dental e o enxaguante bucal são outros exemplos de produtos de higiene que não usam fragrância, também por conta de seu contato com a boca.

Na criação de estratégias de Marketing Olfativo se aplicam as duas composições: fragrância e aroma.

Um aroma de chocolate ou baunilha, por exemplo, são muito adotados quando se quer transmitir sensualidade e erotismo. Já o aroma de café é ideal para ambientes onde se quer um fluxo rápido de pessoas.

Os aromas alimentícios revolucionaram o mercado mundial de alimentação. Hoje é possível encontrar os aromas mais inusitados possíveis, como bacon, algodão doce, milho de pipoca e até mesmo massa de bolo crua.

Em alguns casos é possível encontrar tanto a fragrância como o aroma de uma matéria-prima. O manjericão, por exemplo, na forma de aroma lembra aquele cheirinho de pizza ou molho de tomate. Já a fragrância de manjericão é bem ornamentada e redonda, compondo super bem em sabonetes e perfumes unissex.

E a sua empresa? Como é composto o aroma da sua marca? Quais as sensações que ele é capaz de transmitir aos seus clientes e colaboradores? Entre em contato agora mesmo com a Airsense para descobrir como criar a sua logomarca olfativa.

 

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